Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

dia 10

Mães de pacientes internados são homenageadas pelo HUJM

A próxima comemoração da equipe será o Dia da Enfermagem, 12 de maio.

09/05/2015

Assessoria

Mães de pacientes internados são homenageadas pelo HUJM

O Dia das Mães chegou mais cedo na pediatria do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT) este ano. A equipe multidisciplinar de atenção à criança para as mães dos pacientes internados na clínica pediátrica comemorou a data nesta quinta-feira, dia 7 de maio, junto com os pacientes internados na unidade e as suas mães. Apresentações, café da manhã, brindes e atividades recreativas fizeram parte da festa.

Fátima Lima, de 32 anos, gostou da surpresa, após o susto que passou com o filho Lemuel Fernandes, de 11 anos, internado com diagnóstico de dengue. A expectativa era tão grande que a criançada acordou mais cedo no dia. Na troca de plantão, às 7 horas da manhã, as crianças já tinham até tomado banho, conta a psicóloga da equipe multidisciplinar, Maria Aparecida de Amorim Fernandes. “As festas têm como objetivo trabalhar a afetividade e o vínculo entre mães e filhos”, diz Maria Aparecida.

O pequeno Wagner Sobrinho da Silva Roca, de 2 anos, foi internado no Júlio Müller para descobrir as causas das convulsões constantes. A mãe dele, Jaqueline Aparecida da Silva, 30, conta que as crises começaram há cerca de um mês. Quando o caçula passou mal, ela procurou a unidade que já atende o filho mais velho. Guilherme Eduardo, de 8 anos, nasceu com má formação no cérebro e precisa de cuidados especiais.

“Essas mães sofrem tanto. São vários períodos difíceis que elas enfrentam, desde a internação à recuperação da saúde. Algumas delas sabem que os filhos vão tratar durante toda a vida uma doença que não tem cura”, diz emocionada a coordenadora da Classe Hospitalar da Pediatria, Valéria Melli.

Mães de pacientes internados são homenageadas pelo HUJM

As ações da pediatria são desenvolvidas desde 2002, sendo oficializadas em 2006 com a elaboração de um calendário anual. Como reconhecimento, o trabalho da equipe está servindo de modelo para a elaboração de um projeto para formação de pedagogos, revela a chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Sandra Breder. A médica lembra que a equipe é formada por profissionais e estudantes de sete especialidades: médico pediatra, enfermagem, fisioterapia, pedagogia, nutrição, psicologia e assistência social.

“O projeto nasceu aqui, junto da gente, mas faz parte da Humanização. As mães são ouvidas. Os cuidados dos filhos são discutidos com ela. Muitos pacientes são graves, transferidos de outros hospitais. É preciso técnica para explicações os cuidados para as mães”, frisa Sandra, lembrando que o suporte também é dado para todos os profissionais que, às vezes, precisam lidar com a perda de pacientes.

Parceiros – A equipe de pediatria do HUJM recebe a ajuda de parceiros para realizar os eventos na unidade. Neste Dia das Mães, a Padaria Monte Líbano, a Floricultura Bem me Quer e a Tecno Vida apoiaram a ação. “Nosso foco é a alimentação hospitalar. Mas neste caso foi diferenciado. Participamos com outra linha de alimentação para mulheres saudáveis (Omega 3, suco Detox e chá termogênico). Produtos que amenizam os sintomas da menopausa e TPM”, explicam os nutricionistas da empresa, Sthefane Bottan e Wesley Arruda, que já apoiam o hospital em outras ações.

Direto ao Ponto

Detran tem Superfaturamento de 307%

O pregão presencial 050/2014/SAD foi realizado em maio de 2014, com três concorrentes,

Várzea Grande busca solução pro lixo

Secretária fez visita na Central de Gerenciamento de Resíduos de Cuiabá para

Rua será interditada

O acesso para o comércio e moradores do local será garantido.

Médico vibra com remédios no PS de VG

Há a suspeita, inclusive, de que vários tipos de produtos podem ter sido desviados


Shopping Popular estreia na Copa Centro América no próximo dia 5

Indicação de Ferrinho a liderança da prefeita mostra apoio a UNIVAB

UPA de Várzea Grande pode ter apoio de custeio dos 3 poderes

Obra do atacadão em VG inicia quarta-feira (3)

Segurança inaugura nova Central de Ocorrências

Obras alteram trânsito na avenida do CPA por quatro dias

Namorado é o principal suspeito de matar acadêmica de Direito

Governo quer tirar brasileirão da CBF


Entrevista
da Semana

Cláudia

Correiopress

Novo Projeto

Cláudia "Marajá" aponta caminho para uma possível candidatura em 2016

Cláudia Bruehmueller é empresária e fala um pouco de sua vida, projetos e opina sobre a situação de Várzea Grande hoje.

leia mais

Empresa & Cia

Empreendimento Concorde é lançado em Cuiabá pela GMS

Web

Unidades prontas

Empreendimento Concorde é lançado em Cuiabá pela GMS

O empreendimento é localizado no coração do Centro Político e Administrativo.

leia mais

ENQUETE

SUMMOS CRIATIVOS

Developer and Summos Criativos Correio V�rzea Grandense / Correio Press - Av. Eurico Gaspar Dutra, Quadra 41, Lote 01, Sala 01. Jardim Aeroporto - V�rzea Grande - Telefone: (65) 3029.2830 / (65) 9981-2053 Developer Copyright ® 2015-2021