Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Mato Grosso

38 cidades com alta incidência de dengue em 2015

Nesses municípios incidência é superior a 300 casos por 100 mil habitantes. Número de notificações sofreu aumento de 22,6% em relação a 2014.

10/05/2015

38 cidades com alta incidência de dengue em 2015

Trinta e oito dos 141 municípios de Mato Grosso - mais de um quarto dos municípios do estado - já registraram neste ano números de notificações de dengue superiores à proporção de 300 casos por 100 mil habitantes, sendo considerados cidades de alta incidência da doença. A constatação é da Secretaria de estado de Saúde (SES), que divulgou boletim apontando também um aumento de 22,6% no número total de notificações até a primeira semana de maio na comparação com o mesmo período do ano passado.

Até agora, o município com a maior incidência de dengue é Santa Carmem, localizado a 493 km de Cuiabá. Com apenas 4.256 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, o município já registrou 197 casos de dengue.

Alta incidência

O número de casos pode parecer pequeno, mas é resultante de um aumento expressivo caso comparado ao total de notificações no mesmo período do ano passado, quando a Vigilância Epidemiológica havia contabilizado apenas três notificações na cidade. Desde então, o número se multiplicou mais 65 vezes.

Situação semelhante ocorreu com o município de Ribeirãozinho (a 465 km), onde foram registrados até a primeira semana de maio deste ano 75 casos. No ano passado, o mesmo período somou apenas três casos.

No topo da lista dos municípios com alta incidência de dengue em Mato Grosso estão outras cidades pequenas, como Paranaíta, Torixoréu, Cocalinho, Santa Rita do Trivelato, Novo Horizonte do Norte, Ponte Branca e Serra Nova Dourada, todos com proporções de notificações superiores a mil casos por 100 mil habitantes. A lista também inclui cidades de maior porte, como Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, sendo estes dois últimos com proporções menores de notificações.
Por enquanto, a capital Cuiabá se mantém fora da lista de municípios com alta incidência de dengue neste ano, mas teve aumento no número de casos: foram 758 casos contra os 638 notificados no mesmo período do ano passado. Em todo o estado, a incidência de dengue tem sido de 250,41 casos por grupo de 100 mil habitantes (média não classificada como alta incidência).

Número de casos

De qualquer maneira, a SES alerta que a subnotificação (falta de notificação de casos que podem ser de dengue) é um fator a ser considerado, de forma que alguns municípios, embora não apresentem altos números de notificações, na prática podem estar correndo risco ou vivenciando uma epidemia.
Em todo o estado, até a primeira semana de maio foram notificados 8.088 casos de dengue. O mesmo período de 2014 somava 6.597 casos (variação de 22,6%).

Até o momento foi confirmada apenas uma morte decorrente de dengue, ocorrida em Sapezal, a 473 km da capital. Outros cinco óbitos estão sendo investigados, sendo dois em Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, e os demais em Tangará da Serra (a 242 km da capital), Nova Mutum (a 269 km) e Juína (a 737 km).

Direto ao Ponto

Detran tem Superfaturamento de 307%

O pregão presencial 050/2014/SAD foi realizado em maio de 2014, com três concorrentes,

Várzea Grande busca solução pro lixo

Secretária fez visita na Central de Gerenciamento de Resíduos de Cuiabá para

Rua será interditada

O acesso para o comércio e moradores do local será garantido.

Médico vibra com remédios no PS de VG

Há a suspeita, inclusive, de que vários tipos de produtos podem ter sido desviados


Shopping Popular estreia na Copa Centro América no próximo dia 5

Indicação de Ferrinho a liderança da prefeita mostra apoio a UNIVAB

UPA de Várzea Grande pode ter apoio de custeio dos 3 poderes

Obra do atacadão em VG inicia quarta-feira (3)

Segurança inaugura nova Central de Ocorrências

Obras alteram trânsito na avenida do CPA por quatro dias

Namorado é o principal suspeito de matar acadêmica de Direito

Governo quer tirar brasileirão da CBF


Entrevista
da Semana

Cláudia

Correiopress

Novo Projeto

Cláudia "Marajá" aponta caminho para uma possível candidatura em 2016

Cláudia Bruehmueller é empresária e fala um pouco de sua vida, projetos e opina sobre a situação de Várzea Grande hoje.

leia mais

Empresa & Cia

Empreendimento Concorde é lançado em Cuiabá pela GMS

Web

Unidades prontas

Empreendimento Concorde é lançado em Cuiabá pela GMS

O empreendimento é localizado no coração do Centro Político e Administrativo.

leia mais

ENQUETE

SUMMOS CRIATIVOS

Developer and Summos Criativos Correio V�rzea Grandense / Correio Press - Av. Eurico Gaspar Dutra, Quadra 41, Lote 01, Sala 01. Jardim Aeroporto - V�rzea Grande - Telefone: (65) 3029.2830 / (65) 9981-2053 Developer Copyright ® 2015-2021