Semana do Meio Ambiente
30/05/2015
JLSiqueira
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, promoveu nesta manhã (30) uma visita técnica a uma Central de Gerenciamento de Resíduos de Cuiabá para conhecer uma experiência exitosa de destinação e tratamento de lixo.
O modelo, em funcionamento na Capital desde 2007, contribui para o planejamento de uma política ambiental voltada para as necessidades da cidade e a expertise na destinação final de resíduos traz subsídios para projetos que possam ser aplicados em Várzea Grande, contemplando o conjunto de metas estabelecido à Pasta, pela secretária.
Acompanhada da secretária de Comunicação Social, Sônia Fiori, a visita in loco marcou início da Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem início no dia 1 de junho.
Como reforça a secretária Helen, desde o ano passado, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), imputa aos municípios o gerenciamento e o descarte ambientalmente correto do lixo coletado e a criação de aterros sanitários. “E é essa experiência que estamos buscando para Várzea Grande. Essa ação de educação ambiental prática nos ensina muito e com certeza agregará informações ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos da nossa cidade”. Ainda como destaca a secretária, “há cerca de dez anos, tudo isso que estamos vendo aqui era amontado em lixões. Numa central como essa tudo está organizado, até os resíduos infectantes perdem, por meio de um processo na autoclave, seus agentes patógenos (vírus, bactérias e parasitas), vão para um triturador e seguem para o aterro sem qualquer risco de contaminação”. Todas as informações foram repassadas pelo responsável técnico da Central, o engenheiro sanitarista, Admilton de Lima.
Ao avaliar a visita, Helen explica que uma unidade como essa de Cuiabá - a única com aterro sanitário industrial ambientalmente licenciado no Estado, prova que todo resíduo pode ser gerenciado e receber uma destinação correta. “Vamos aprimorar o conhecimento para aplicação de políticas púbicas de meio ambiente para Várzea Grande que é uma das metas da Pasta”.
Alunos do nono semestre de Engenharia Ambiental da Unic, acompanharam a visita.
O pregão presencial 050/2014/SAD foi realizado em maio de 2014, com três concorrentes,
Secretária fez visita na Central de Gerenciamento de Resíduos de Cuiabá para
O acesso para o comércio e moradores do local será garantido.
Há a suspeita, inclusive, de que vários tipos de produtos podem ter sido desviados
Shopping Popular estreia na Copa Centro América no próximo dia 5
Indicação de Ferrinho a liderança da prefeita mostra apoio a UNIVAB
UPA de Várzea Grande pode ter apoio de custeio dos 3 poderes
Obra do atacadão em VG inicia quarta-feira (3)
Segurança inaugura nova Central de Ocorrências
Obras alteram trânsito na avenida do CPA por quatro dias
Namorado é o principal suspeito de matar acadêmica de Direito
Governo quer tirar brasileirão da CBF
Correiopress
Novo Projeto
Cláudia Bruehmueller é empresária e fala um pouco de sua vida, projetos e opina sobre a situação de Várzea Grande hoje.
Web
Unidades prontas
O empreendimento é localizado no coração do Centro Político e Administrativo.
Developer and Summos Criativos Correio V�rzea Grandense / Correio Press - Av. Eurico Gaspar Dutra, Quadra 41, Lote 01, Sala 01. Jardim Aeroporto - V�rzea Grande - Telefone: (65) 3029.2830 / (65) 9981-2053 Developer Copyright ® 2015-2021